Girl on fire: Edie Sedgwick

No post de hoje vim apresentar pra vocês um dos meus ícones de moda, além de ídolo. Falar um pouquinho dela, contar sobre sua carreira e de quebra falar um pouco sobre seu estilo também…lhes apresento, Edie Sedgwick.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Quem foi Edie Sedgwick

Edith Minturn Sedgwick nasceu em uma família rica na Califórnia no dia 20 de abril de 1943 e foi uma das musas do artista Andy Warhol, além de modelo, socialite, atriz, e considerada uma it girl. Edie viveu uma vida digna de um filme, era bonita, talentosa, rica e por outro lado tinha um lado vulnerável, sensível, inseguro onde as drogas e as festas tomavam o controle. O resultado de tudo isso foi uma queda para o quase anonimato e uma morte precoce aos 28 anos.

Após se formar em artes plásticas em Massachusetts, Edie mudou-se para Nova York onde conheceu Andy Warhol que a transformou em uma estrela na sua Factory. Edie tinha os cabelos curtos, olhos grandes e expressivos e muito magra, lembrando muito a inglesa Twiggy que tinha o mesmo tipo físico.

Sedgwick foi descrita muitas vezes como uma garota inocente pelos amigos e familiares e sua relação com Andy Warhol foi extremamente destrutiva, especialmente porque ele virava as costas para os “amigos” quando estes não lhe interessavam mais (há boatos que ele fez isso com ela por conta do breve romance da jovem com Boby Dylan, coisa que a afastou um pouco da Factory e que não agradou nenhum pouco ao mestre da arte pop).

Acostumada a sempre ter muito dinheiro, Edie nunca foi paga por seus trabalhos e por conta de sua facilidade em gastar o dinheiro dos pais com drogas e festas, eles deixaram de sustenta-la (além disso, ela sempre teve problemas com o pai). Sedgwick casou-se em 1971 com Michael Post e passou um tempo limpa, no entanto, morreu poucos meses depois de uma overdose acidental de álcool e remédios.

Vídeos

Livro & Filme

Em 2006, Sienna Miller e Guy Pierce estrelaram o filme Factory Girl (Uma Garota Irresistível) como Sedgwick e Warhol. Muito bom, ele retrata muito bem a vida de Edie e parece quase com um documentário.

E quando fui para Itália, encontrei sem querer uma biografia repleta de fotos, com diversos quotes e visões de ponto de vista de pessoas que a conheciam. É um dos meus livros favoritos. Se quiser saber mais detalhadamente, eu fiz resenha no Psycho Reader.

Roube o look:

Edie Sedgwick foi um dos ícones de sua época. Veja algumas make-ups, cabelos e roupas inspirados nela.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Bom, é isso. Espero que tenha dado pra conhecer um pouquinho de um dos meus ídolos! E quais os de vocês?

flavia machado

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s