Músicas e cores invadem o Parque Villa Lobos, entenda o Festival Holi

Image

(Holi em São Paulo)

Quem passou pelo parque deve ter reparado em um evento bem exótico. Crianças, adultos e jovens jogando cores umas nas outras com um pó colorido próximas a um palco que tocava vários estilos musicais. É estranho, porque foi a primeira vez que o Holi Festival ocorreu no Brasil. Mas o que é esse evento? Qual a finalidade? Vamos explicar!

História

 

A Holi é um festival Hindu, vindo da Índia. Algumas fontes dizem que a Holi surgiu antes mesmo de Cristo ! Isso mesmo, é mais antiga que Papai Noel.  E nela há várias lendas introduzidas e comemoradas em um só festival.

Uma delas é a lenda de Prahlad e Hiranyakshyap  (como eu falo isso? ). A lenda conta que  Hiranyakshyap   era um rei demônio e muito poderoso que se considerava um deus e queria ser adorado por todos. Mas todos preferiam e amavam seu filho Prahlad e isso causou sua ira. Então ele foi até sua irmã Holika pedir ajuda para queimar o menino, pois ela tinha o poder de entrar em uma chama e sair ilesa. A lenda diz que Prahlad sobreviveu graças a religiosidade e Holika pagou o preço sendo queimada e perdendo sua graça. Muitas pessoas celebram queimando algo que represente a Holika. (Foi dai que veio a palavra HOLI !  🙂

A Holi celebra também a lenda de Radha e Krishna. Foi desta lenda que vieram os famosos pós coloridos do festival! Nela é descrito o prazer extremo.

 Image

( Krishna e Radha )

Mais uma lenda ! A Holi celebra a morte de Pootana Ogress que tentou matar Krishna quando era ainda bebê, dando leite venenoso para ele.

No Sul da Índia a lenda mais popular para a celebração do festival é a de Lord Shiva e Kaamadeva. Eles comemoram o sacrifício de Kaamadeva, que arriscou sua vida para revogar Lord Shiva da meditação que salvaria o mundo.

A última lenda (ufa!) é a de Dhundhi Ogress que costumava incomodar as crianças de Raghu e acabou sendo perseguido pelas crianças no dia da Holi.

União, paz, amor e harmonia  

 Image

(Na Índia – foto G1)

Então a Holi nada mais é que um festival onde as pessoas comemoram os ganhos do bem contra os malvados. Não só isso, envolve outros motivos como a união das pessoas (é um evento Hindu, mas na Índia atrai pessoas de todos os tipos de religião aproximando umas das outras). É um evento que comemora a paz e meditação, além de comemorar a chegada da primavera !

Estação das flores e do amor

Mas pera, por que a primavera? Há uma razão científica pra isso ! Na Índia como eu disse tem a queimação da Holika. Com a circulação de pessoas em volta dessa queimada próximas ao boneco que está muito quente, ajuda a disseminar as bactérias do corpo purificando-o. Isto acontece por causa da mudança do inverno para a primavera que induz o número de bactérias e ajuda isso acontecer. Tem outras justificativas como a saúde do corpo próxima as cores, queimada de plantas para alimentação. Enfim !

O evento trouxe tantos simpatizantes que ocorre em vários lugares do mundo, principalmente na Europa. E veio ao Brasil com uma ótima ideia: música, cores, meditação, união e ideia de paz. Espero que seja uma tradição e que o evento cresça e se espelhe por ai ! E vocês passaram lá? Conte para nós como foi sua experiência.

Image

foto G1Image

Anúncios

Uma opinião sobre “Músicas e cores invadem o Parque Villa Lobos, entenda o Festival Holi

  1. Pingback: Holi Festival | Psycho Reader

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s