Tudo sobre o coturno Dr.Martens

Dr.-Martens-1460-“Worn”-Collection-00

O que mais tenho recebido ultimamente, na verdade faz um tempo, são frequentes perguntas sobre meu coturno, que sempre estou usando, da marca Dr.Martens. As mais constantes dúvidas são sobre aonde comprei e se elas são desconfortáveis aos pés. Então resolvi tirar essas duvidas, explicar a historia da marca,e indicar lugares confiáveis para compra. Tudo isto em um único post.

Bom, primeiramente vamos a marca. Dr. Martens é uma marca inglesa, criada na Alemanhã em 1946, por Klaus Martens que era médico no exército alemão durante a segunda guerra. Ele se machucou enquanto esquiava e nisto descobriu que o padrão das botas militares era muito desconfortável e o deixava com os pés machucados. Enquanto ele se recuperava, Klaus projetou melhorias para as botas, como um couro macio, e solas por amortecimento aerado. Quando a guerra terminou e alguns alemães saquearam suas próprias cidades, Martens pegou o couro da loja de um sapateiro e com ele fez o primeiro par de coturnos com solas amortecidas.

Uma foto de como é feito por dentro, para vocês entenderem melhor.

Uma foto de como é feito por dentro, para vocês entenderem melhor.

Infelizmente Martens não teve muita sorte vendendo seus sapatos no começo, até que ele se encontrou com um velho amigo seu da universidade, Dr. Herbert Funck, em Munique, em 1947. Funck ficou intrigado com o design dos novos modelos de sapatos e os dois entraram em negócio em Seeshaupt no mesmo ano, na Alemanha, usando borracha descartada de aeroportos da Luftwaffe (força aérea alemã). As solas confortáveis e duráveis foram um grande sucesso entre as donas de casa, sendo que 80% das vendas foram para mulheres com mais de 40 anos.

A empresa tinha crescido tanto, que Martens e Funck consideraram a venda no mercado internacional de calçados. Quase que imediatamente, o fabricante de sapatos British R. Griggs Group Ltd, comprou os direitos de patente para fabricação do calçado no Reino Unido. O Griggs Anglicano, logo reestruturaram o calcanhar para melhor, acrescentaram a vira de costura amarela, e patentearam a sola como AirWair.
large (7)

As primeiras botas Dr. Martens no Reino Unido saíram em 1 de abril de 1960 (portanto, conhecido como estilo 1460, e ainda em produção  com oito cores, na cor vermelho-cereja, feito em couro Napa, por exemplo. Originalmente, as botas eram feitas por alguns fabricantes de calçados na área de Northamptonshire, enquanto a Dr. Martens passavam os padrões de qualidade. Eles eram populares entre os trabalhadores, como carteiros, policiais e operários. No final dos anos 1960, os skinheads começaram a usar as botas Dr. Martens. No final de 1970, as botas Dr. Martens eram populares entre os integrantes do movimento punk rock britânico e músicos de New Wave, e logo, muitos fãs de punk rock vestiam-os. As botas e sapatos, em seguida, se tornaram populares entre outras subculturas juvenis.

Resumindo bem a historia é isto que  escrevi para vocês. Para terminar separei um vídeo para vocês verem como essas botas são feitas, bem interessante.


Até cheguei a comentar sobre este coturno e marca, em um post antigo,  aonde eles fizeram e uma campanha super legal, no estilo punk, em que incluem até uma modelo brasileira, caso queiram ver, só clicar aqui.

Para saber mais é só entrar no site deles, Dr Martens.

Aonde comprar?  Sinceramente, na minha opinião, acho que não vale a pena comprar no Brasil, os preços são muito exagerados. Acho que é uma boa comprar em alguma viagem para fora ou pedir a algum conhecido para trazer. Eu mesma fiz isso, porque me recuso a pagar o preço daqui. Mas se isso não for possível e mesmo assim você quer muito, irei passar abaixo alguns sites que encontrei e parecem ser confiáveis.

– Farfetch
Enjoei

blog 2

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s