Tudo sobre o Curso de Jornalismo

306723_398049293587415_1632069814_n
Finalmente estamos fazendo este post para vocês, que pediram tanto, para saber sobre o curso e o que achamos sobre ele. Como eu e a Fla fazemos o mesmo curso, decidimos que nos duas vamos  dar nossa opinião  e escrever o que achamos relevantes para vocês. Então vamos começar com o que me fez escolher o jornalismo.

Bom, eu sempre gostei de escrever para me expressar e gostar ler é consequência disto, que veio a calhar  nos meus nove/dez anos quando comecei a ler Harry Potter. Antes disso pensava em ser veterinária ou algo do tipo por conta da minha outra paixão que são os animais, acho que a grande maioria aqui sabe, mas tive que desistir da ideia quando reparei que não consigo ver sangue ou qualquer coisa mais médica que passo mal, além de ter muita aflição e ficar emotiva. Então o que escolher?

Lembrei da minha outra paixão, que é a moda, apesar de eu ter uma visão um pouco diferente deste assunto, pois na minha opinião acho que moda é para todos e não só para um determinado tipo de classe ou pessoas. Sem deixar de contar que acho que moda e cultura andam juntas e deve se falar de tudo, como vocês mesmas podem ver nos posts do blog, que geralmente falam de filmes, séries, músicas, decoração, eventos, dicas de beleza, looks e entre outros.

Pensei, pensei e fiquei em duvida entre dois cursos, moda e jornalismo. Mas como cheguei a conclusão? Foi simples, pelo menos para mim, pois não queria criar uma coleção de roupas e creio que nem tenho criatividade para isso, o que eu queria mesmo era escrever sobre o assunto de uma forma diferente. Então fiz minha inscrição para o vestibular e passei no Mackenzie, no curso que queria.

Confesso que no começo não era nada do que esperava, pois as aulas são muito mais abrangentes do que eu imaginava. Você literalmente tem aula de tudo para aprender a  escrever e falar sobre qualquer coisa. Abaixo tem a grade do primeiro semestre, com os horários das aulas e tudo para vocês verem. Alias existem duas turmas no Mackenzie de jornalismo, a turma J e a D.

GRADE 1 SEMESTRE
Posso afirmar que não tem semestre melhor do que o primeiro, depois só piora, pois a dificuldade das matérias e os trabalhos quase impossíveis são a prioridade dos próximos anos, então a minha dica é não se iluda e nem se deslumbre com o primeiro semestre e ache que todos vão ser tranquilos, pois não é verdade. Conheço muita gente que se encantou com o primeiro semestre ai chegou no terceiro ou no quarto e tiveram a vontade de desistir por verem que as aulas não são mais “flores”.

Bom, voltando um pouco sobre a área que eu quero seguir. Como juntar jornalismo com moda? Já que na minha faculdade os professores e as própria aulas não dão o devidovalor a este trabalho, alguns não entendem o conceito ou tem aquele preconceito de achar que moda é um assunto fútil. Sabendo disto busquei cursos, fora da faculdade, que envolvam estes temas, já até comentei em uns posts antigos,  você pode saber mais sobre a escola que oferece o curso aqui ,  e aqui sobre a nossa professora querida e clicando aqui, aqui e aqui vocês poderão ter uma ideia melhor dos convidados para as aulas e o que aprendemos no mesmo. Bastante interessante.

Resumindo, resolvi fazer jornalismo para aprender mais sobre a área e sempre ter uma boa base caso eu mude de rumo sobre o que eu quero trabalhar, e também para aprender a escrever bem, isto é importantíssimo. Ainda mais para mim que tenho vontade em escrever em um site ou revista de moda. Quando terminar a faculdade pretendo fazer uma pós graduação em moda, para me aprimorar mais. Pois a grande vantagem do curso de jornalismo é que você tem essa livre espontaneidade em decidir em qual lugar você quer trabalhar e escrever sobre o que, pois as opções são gigantes. Abaixo vocês terão a visão da Flavia sobre o curso.

large

Bom, quanto a mim (Flavia)…minha história com o jornalismo começou logo no começo do colegial. Eu sempre gostei muito de ler e escrever e acreditava que provavelmente seria um caminho a ser seguido. No entanto, eu tive uma espécie de feira de profissões na minha escola e um dos palestrantes sobre o jornalismo foi tão negativo que me fez desistir desse caminho, acreditando que não conseguiria um bom emprego e um bom salário (realmente, jornalismo é uma área bem complicada se pensarmos por esse lado, mas quando a pessoa está disposta a batalhar e o faz, todas as portas se abrem e em qualquer profissão) acabei desistindo e parti pro meu plano B: Psicologia. Eu me interesso demais por assuntos como psicopatas e serial-killers e também sempre tive o desejo de ajudar os outros, por isso acabei optando pela psico que iria abrangir as duas coisas. Eu terminei o colégio, prestei vestibular e entrei na PUC no curso de Psicologia.

Mas como eu disse antes, eu sempre gostei muito de ler e escrever. E nunca deixei essas duas paixões de lado, mas não era o foco na minha vida, afinal meu curso não era de humanas. Conforme o tempo ia passando, mais infeliz com a faculdade eu ficava. Havia matérias que eu gostava, mas a maioria não me agradava nenhum pouco e eu não via muito sentido naquilo ali. Foi então que com um blog – que já não existe mais, onde eu fazia umas pesquisas e um texto mais jornalístico – se é que posso chamar assim -, minha ficha caiu que eu realmente estava na faculdade errada. Larguei a Psicologia em abril e em junho, eu prestava vestibular no Mackenzie para Jornalismo com o intuito de fazer cursinho, caso não passasse – afinal, eu já tinha me formado há um tempinho na escola e não lembrava de muita coisa, especialmente de exatas. Acabei passando e comecei o curso.

Então, devo dizer que o meu intuito quando entrei na faculdade que estou hoje sempre foi escrever. Eu também sempre fui uma pessoa meio inquieta e não me vejo sentada fazendo um trabalho sem nunca sair do lugar. Com o jornalismo, eu poderia tratar dos mais variados assuntos. É uma das coisas que eu mais gosto da profissão, o leque de opções que ela te dá. No primeiro semestre, descobri outra paixão: fotografia. Mas essa parte é apenas um hobbie, não sou boa e faço apenas por diversão – geralmente, quando viajo.

Na faculdade, temos matérias práticas e teóricas de assuntos bem específicos – aqueles que logo que pensamos em jornalismo, nos vem a mente. Mas também temos muitas matérias e estudamos muitos filósofos e estamos sempre em contato com assuntos da atualidade, internet etc. Como qualquer curso, tem seus altos e baixos e claro, não esperem sempre estar fazendo matérias e coisas do tipo, e que vão gostar de todas as matérias, porque isso não acontece, infelizmente hahaha.

Quem gosta e pensa fazer jornalismo tem que ter em mente que deverá ler MUITO, escrever bastante também, mas acima de tudo tem que gostar de ler e se atrever a fazer isso. A faculdade não vai direcionar rapidamente nas partes que você se interessa – esqueça de focar apenas no seu interesse, caso tenha pensado em fazer por causa de esportes, moda, viagens etc -, porque você vai ver muito pouco desses assuntos e descobrir que os focos da faculdade podem acabar indo para outras áreas. No caso, o Mackenzie é super pobre no sentido de jornalismo de moda, por exemplo. Você tem que estar aberto para aprender sobre tudo um pouco e não focar naquilo do seu interesse, para isso faça cursos fora da faculdade. Isso acrescenta coisas no seu currículo, além de te fazer aprofundar e conhecer os assuntos que te levaram a fazer a faculdade – caso você esteja focado em um. Mas afirmo, que às vezes, durante o curso, os interesses podem mudar e você acaba se apaixonando por coisas que nem pensava ser possível.

No meu caso, hoje descobri que o jornalismo já não me é suficiente e não é o que me vejo fazendo no meu futuro. Se lembram que eu disse que eu queria escrever? Bom, matérias e uma redação não vão me satisfazer – aliás, longe disso. Meus caminhos me levam para a ficção e pretendo seguir por outro rumo, o da escrita literária fictícia. Em outras palavras, escritora.

blog 3

Deixe um comentário

