Argan: a febre

Cada vez mais tem-se visto produtos que contém argan para os cabelos, eles foram considerados milagrosos e indicados constantemente nos salões de beleza. Eu mesma acabei caindo nas graças de todos os produtos capilares que contenham argan, já que funcionaram muito bem para o meu cabelo. No entanto, quando decidi dar uma pesquisada sobre o assunto, descobri que não apenas muitas vezes somos ensinados a usar o óleo de argan de maneira errada, como também é raro alguém que indica o produto dar alguma contra-indicação sobre ele.

Por conta disso, resolvi fazer um post com algumas dicas sobre produtos com argan.

Marcas:

Eu infelizmente não testei muitas marcas que tenham produtos variados de argan. No entanto, as três que tive (ou ainda tenho) em casa funcionaram muito bem para meus cabelos e eu indico.

moroccan_oil–  A primeira delas, com certeza é a mais famosa, a Moroccan Oil. É realmente muito boa, apesar do preço absurdo em diversos locais aqui no Brasil. Por conta disso, prefiro evitar comprar aqui ou fazer estoques quando viajo.

 

Phytorelax, primeiro à esquerda

Phytorelax, primeiro à esquerda

– Quando fui para Itália esse ano, procurei em diversos lugares produtos da Moroccan Oil para vender, no entanto não encontrei, mas quando em uma loja de cosméticos encontrei o shampoo e condicionador da Phytorelax decidi arriscar e comprar para testar. Resultado? Adorei e me arrependi por ter feito um estoque. Entretanto, devo avisar que meu dermatologista afirmou que muitas vezes os produtos italianos de cabelo, entre outros, podem desagradar aos brasileiros. No meu caso me dei mal com protetor solar, que deixou minha pele MEGA oleosa e com espinhas.

babyliss_pro– Meu pai recentemente foi para o Chile e eu pedi para ele me trazer um estoque de coisas da Moroccan Oil, mas pedi que, caso ele não encontrasse, procurasse produtos com o argan que eu aceitava. Como resultado ele trouxe 2 kits da marca Babyliss Pro, que é a que estou usando agora para lavar e hidratar meus cabelos e adoro!

babylisspro_mascara

argan_babyliss_pro_oleo

Alguns modos de usar:

– Na hora da máscara: coloque algumas gotas do óleo misturadas ao creme que você pretende usar e aplique entre o shampoo e o condicionador e consequentemente antes de fazer um banho de creme. Desta maneira, o óleo funcionará como uma espécie de transporte para os nutrientes chegarem até o interior da fibra capilar, resultando em uma potencialização do efeito da máscara.

–  Hidratar como leave-in: aplique algumas gotas antes que os fios sequem. Use duas para cabelos curtos, e até cinco para os compridos.

–  Para tratar cabelos muito danificados: aplique nos fios secos, massageando bem cada mecha. Deixe agir por dez minutos e depois lave o cabelo normalmente.

– Controle de frizz e brilhos: aplique o óleo, em pequena quantidade,  no comprimento e nas pontas passar na com o cabelo seco. O produto tira o arrepiado e sela as pontas duplas.

– Deve ser aplicado apenas nas pontas, com uma distância de cerca de 3cm da raíz do cabelo.

Algumas curiosidades que nem todo mundo sabe:

– O óleo de argan não é indicado para cabelos oleosos. Aqueles que possuem esse tipo de cabelo, ou seborreia, deve evitar o uso do produto. Já quem tem o cabelo levemente oleoso, pode usar, apenas nas pontas e nunca na raiz.

–  A principal indicação o óleo de argan é o tratamento de cabelos desidratados ou ressecados – ou seja para quem tem cabelos secos, quebradiços ou que passam por químicas constantemente (como tinturas ou alisamentos). E também para pessoas que possuem cabelos ondulados ou crespos.

Não deve ser usado antes da chapinha, pois danifica o cabelo!

Pode ser usado antes do secador, desde que o aparelho esteja configurado para uma temperatura morna e fique a 30cm do cabelo.

– Shampoo com óleo de argan: alguns profissionais afirmam que a ação do produto é discutível, já que é enxaguado rapidamente e não tem tempo de agir de maneira. No entanto, eu já usei mais de um shampoo contendo argan e o resultado foi positivo.

Espero que tenham gostado das dicas!

xxx

 

Deixe um comentário

