Protetor solar diariamente é indispensável

Sexta-feira fui ao dermatologista e conversando com ele durante a consulta, chegamos ao assunto protetor solar. Claro, como todo bom médico da área ele indica o uso todos os dias e sempre repor. E confesso que eu nunca dei muita bola pra isso, sempre usei maquiagem e achava que o pequeno fator de proteção das que eu uso já estava bom, até que ele falou algo que prendeu minha atenção: rugas.

Realmente, não sou uma pessoa muito encanada com isso mas eu sei que o sol deixa a pessoa com a pele mais envelhecida e sempre pensei que fosse o excesso, mais uma vez enganada. Especialmente porque o “tipo de luz solar” que envelhece é diferente daquele que causa o câncer de pele e que estamos sempre protegidos (por janelas, carros etc). Por conta disso, é super indicado o uso do protetor no dia a dia, mas não qualquer protetor e sim alguns específicos que foram foram feitos para ambas os casos: câncer e envelhecimento.

Então, se você quer evitar essas duas coisas procure não apenas o número FPS de um protetor, como também veja o PPD.  Também é preciso usar fatores acima de FPS 30 para fazer efeito, e o PPD deverá ter uma proporção maior ou igual a um terço em relação ao FPS. Por exemplo, se um protetor tem fator 45FPS, para também proteger do envelhecimento deverá ter no mínimo PPD 15. Também, para quem é branquinho assim como eu, o indicado é sempre usar FPS acima de 40. Um exemplo disso, é um dos que eu tenho da Roche-Posay. No entanto, ela não é a única marca com essa “função dupla”, basta procurar em qualquer protetor os valores de FPS E PPD e calcular a proporção. Usei uma foto de um protetor da Roche porque é o que eu tenho em casa.

 Outra dica válida é passar além de no rosto, o protetor solar nas mãos, todo mundo esquece, mas elas são algumas das partes do corpo que mais ficam expostas à luz.

Alguns cuidados com a saúde (especialmente) e com a aparência nunca é demais.

Deixe um comentário

