David Bailey


Como muitos sabem eu e a Flavia estamos fazendo um curso, chamado “Jornalismo de Moda” na Escola São Paulo.  Realmente ele é muito interessante, já aprendemos e conhecemos um pouco mais desse universo enorme da moda, por este mesmo motivo, creio que muitos de vocês queiram conhecer os grandes revolucionários desta industria.
Este post é um jeito de vocês entenderem um pouco mais, e para alguns conseguirem ver que a moda, tem sim, seu lado sério.

Então vamos começar a falar pelo o David Bailey (Londres, 2 de janeiro de 1938), fotografo.

Apesar de ser disléxico e ter problemas de relacionamento na escola, seu interesse por história o levou à fotografia. Saiu do colégio aos 15 anos e foi trabalhar como mensageiro em um jornal. Fez outros bicos até entrar no serviço militar, onde serviu em uma missão em Singapura.

Em 1958, largou a carreira militar para seguir como fotógrafo. Ele começou a trabalhar como assistente de outros profissionais e realizava pequenos trabalhos no estúdio. E com apenas 22 anos, foi contratado pela revista “Vogue” britânica para fazer as fotos dos editoriais de moda da publicação, o que fez sua carreira deslanchar. Aí é o encontro da ousadia da revista com o talento de Bailey, que era percebido até nos trabalhos sem muita importância.

Ele junto com dois colegas londrinos, Terence Donovan e Brian Duffy, Bailey criou e capturou as imagens que ajudaram a criar o espírito da Swinging London dos anos 60, uma cultura de moda, artes e das celebridades da época. Entre as personalidades que Bailey fotografou neste período estão The Beatles, Mick Jagger,Twiggy, Brian Jones e Catherine Deneuve, com quem inclusive foi casado entre 1965 e 1972. Marcou sua carreira com trabalhos para as maiores revistas do mundo, inovando no estilo das fotografias de moda. Mas David não vive só de passado, aos 73 anos, Bailey contina fotografando e se aventurando pelo mundo das artes.

No ano passado, Bailey trabalhou um pouco com esculturas. Agora ele estreia suas pinturas na galeria Scream, em Londres (veja imagens abaixo).

Abbey Lee Kershaw

Irmãos Gallagher, ex-Oasis.

Mick Jagger

Twiggy

Encontrei uma pequena entrevista com ele, confira:

Você parece estar mais introspectivo que o normal ultimamente.
Não, está tudo igual, qualquer coisa que eu faço. É sempre sobre o jeito que eu vejo as coisas.

Você acha que misturar mídias está mais relevante hoje?
Não, eu sempre fiz isso. Mas isso tem de ir para algum outro lugar agora, é muito fácil. Em breve, será possível pintar no computador e derrubar Botticelli. Bem, você já pode fazer um Warhol. A única coisa que o computador não pode fazer é ser você e ter suas emoções, então, o que eu faço é contar minha história. Não é sobre o que Damien Hirst or Jeff Koons estão fazendo. É sobre o que eu estou fazendo.

Como você descreveria sua pintura?
Não sou um pintor, como não sou um fotógrafo, porque a maioria dos fotógrafos não são artistas. Qualquer um pode apertar “click”. Eles pegam uma zebra e colocam o candelabro de cabeça para baixo, um urso polar de pelúcia e uma garota no meio. Onde está a atitude ou o ponto de vista?

Então a composição é superestimada?
É como colocar coisas em um mantel; se não parece certo, você mexe até funcionar. Não é sobre composição. É sobre como você se sente, sobre como seus objetos se relacionam uns com os outros. Eu tenho várias estátuas africanas e a faxineira arruma elas como soldados, o que me deixa louco. Então eu tenho que rearranjar tudo, e isso deve deixa-la louca, porque estou fazendo uma anarquia e ela, manobras militares.

Qual o seu ponto de vista hoje?
Diferente do de ontem. E espero que eu tenha mais alguns até o fim do dia. Se você não continua mudando, você não descobre nada. Toda minha vida é motivada pela curiosidade, descobrir como as coisas funcionam, como as pessoas pensam. É meio existencial.

Fontes:
Wikipédia 
 FFW

 

Deixe um comentário

